Da Mata possui um modelo de gestão totalmente profissionalizada, que visa a condução de decisões transparentes, responsáveis e que garantem a perenidade dos negócios, baseado em uma cultura de eficiência, rentabilidade e sustentabilidade.
Para a empresa, a rentabilidade é resultado da eficiência de processos produtivos e inovadores. Por isso, estimula firmemente o desenvolvimento das pessoas e investe em equipamentos e tecnologia de ponta, buscando a constante melhoria do processo produtivo. Com relação à sustentabilidade, o foco é atuar suprindo as necessidades atuais da sociedade sem comprometer o futuro das próximas gerações.
A estrutura de governança é composta por três diretores vinculados aos acionistas; um superintendente, responsável pela gestão executiva e subordinado aos diretores; seis gerentes voltados à gestão das áreas: Industrial, Agrícola, Motomecanização, Manutenção Automotiva, Administrativa-financeira e Recursos Humanos. Esse modelo permite o desenvolvimento de processos de gestão adaptados para as principais atividades da empresa.
A Da Mata tem plena consciência que seu maior capital são os seus colaboradores, diante disso a empresa utiliza as melhores práticas e estratégias para engajar e criar sinergia com cada um de seus colaboradores.
Uma gestão integrada, interativa e participativa, colabora para a solidez dos negócios e garante o alcance de todos os objetivos organizacionais.